Seja bem vindo ao nosso site RÁDIO PRINCESA DO CAPIBARIBE Aqui é o seu lugar!!

Buscar  
Mundo

Saiba por que cabelos e unhas podem resistir após a morte

Segundo professor da USP, materiais demoram muitos anos para se decompor e, em alguns casos, continuam presos à pele

Publicada em 21/07/17 às 17:00h - 430 visualizações G1-Portal de Notícias da Globo

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Saiba por que cabelos e unhas podem resistir após a morte
 (Foto: Roger Higgins/United States Library of Congress's Prints and Photographs division)

Feitos de queratina, um material altamente resistente, cabelos e unhas demoram mais tempo para entrar em decomposição depois que morremos. É por isso que, após exumações, não é raro encontrar pelos, unhas e cabelos "intactos" -- como o que ocorreu com o bigode do pintor Salvador Dalí, que estava na sua posição clássica, voltado para cima, mesmo 30 anos após a morte.

"Participei de várias exumações e encontrar cabelo e unha é comum", diz Marco Aurélio Guimarães, médico e professor de Medicina Legal da USP em Ribeirão Preto (SP).

O especialista explica, no entanto, que cabelo e unha vão eventualmente se decompor. "O tempo varia, mas se entrar em contato com o solo, a degradação é mais rápida", diz. "Já fiz exumação com 3 anos de sepultamento e não encontrei material, mas também presenciei cabelos e pelos em cadáveres após 40 anos."

Normalmente, o material fica solto na urna funerária e no caixão, já que a pele em que cabelo e unha ficam presos se decompõe. "O material só fica preso ao cadáver se a pele é preservada por processos químicos feitos antes do sepultamento ou por características especiais do solo."

 Cabelo e unha não crescem

O professor explica também que é uma "ilusão de ótica" que cabelo e unha podem crescer após a morte. "Essa ilusão ocorre porque a pele desidrata com a morte e retrai, dando a impressão que o pelo cresceu", afirma o professor.

Com a unha, ocorre o mesmo processo: o dedo encolhe com a falta de água e temos a impressão que a unha aumentou de tamanho. "Não há metabolismo para garantir a hidratação da pele, nem os nutrientes necessários para o crescimento de pelos e unhas."

Ainda, embora algumas células possam permanecer vivas após a morte e até produzirem um pouco de queratina, a produção não é suficiente para garantir um crescimento visível de cabelos e unhas.

Bigode 'intacto' do Salvador Dalí

Já em relação ao bigode do pintor surrealista espanhol, que, segundo especialistas, estava intacto após sua morte, é provável que a preservação tenha ocorrido por produtos químicos utilizados antes do sepultamento.

"Alguém que preparou o corpo pode ter utilizado algum tipo de produto para fixar o bigode na posição que o pintor costumava usar", diz Marco Aurélio Guimarães.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (81)9.9755-7085
Hora Certa

No Ar
Peça sua Música

Pedir

Marlene

Limoeiro

Leonardo mae...

otavia guimaraes

caruaru-pe

Lembro=Brunno Carvalho...

Ornello

Veronna - Itália

Italiana...

Flavia

Limoeiro

Poesia acústica #6...

gizele maldonado

caruaru

barreiras-brunno carvalho...

karla reis

caruaru

barreiras-brunno carvalho...

Mural

Enviar mensagem

Maria Clara

Meu amor, eu te amo! Como é bom ouvir - te todas as manhãs pe...

Miguel Arruda

Boa Tarde a toda a equipe dessa rádio, Primeiramente quero agradecer...

antonio alvaredo filho

aqui e todo de bom,essa radio.abraços....

Elias Cruz

Parabéns pela excelente programação....

vanderlei sebastião de melo

MUITO BOM, ESTE PROGRAMA ....

ELIAS CRUZ

Programação maravilhosa.Parabens a todos....

ELIAS CRUZ

Continuo na sintonia.Um abraço pra todos....

ELIAS CRUZ

Grande programação. Parabéns....

Publicidade Lateral
Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 04
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 165429

Usuários Online: 1

Parceiros
Prefeitura de LimoeiroCasa PrimorDiagnostica

Copyright (c) 2024 - RÁDIO PRINCESA DO CAPIBARIBE - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD